Programa de Formação Continuada de Professores: A Prática Docente em Foco
Grupos de Pesquisa e Estudos > Projeto PRODOC
Grupo de estudos e pesquisas sobre profissão docente.

Projeto:
A construção da profissionalidade docente mediada pela problematização da prática cotidiana.
Coordenação:
Profa. Dra. Itale Cericato
Contato:
prodoc@gefop.pro.br
Apresentação:  A proposta deste grupo de estudos e pesquisas é dedicar-se à análise de questões que compõem o fazer diário da prática docente na educação básica. Nos interessamos por questões que possam ser compreendidas pelo olhar da ciência psicológica, notadamente, dos estudos disponíveis pela psicologia histórico cultural de Lev Vigotski.

O trabalho investigativo é realizado por meio de uma parceria estabelecida entre a universidade e os professores da educação básica. Desta parceria esperamos alcançar uma prática profissional reflexiva, crítica, amparada pela pesquisa educacional em articulação com os conhecimentos já existentes e com o compromisso de construir uma escola igualitária e de qualidade social para todos.

Consideramos que pesquisar a prática docente significa ver a escola como lugar de desenvolvimento intelectual, humano, de ensino e de aprendizagem. Significa também fortalecer o trabalho coletivo entre os professores levando-os a sistematizar o conhecimento que produzem. Disso podem decorrer interessantes compreensões sobre o fenômeno escolar e seus protagonistas.

O produto das investigações poderá ser, num nível mais próximo, a melhor compreensão e consequente mediação das situações que envolvem o ensino-aprendizagem. Num nível mais amplo, alcança-se uma eficaz e interessante forma de desenvolvimento profissional porque a pesquisa sobre a prática apresenta contribuições aos processos formativos, uma vez que a prática investigativa pressupõe a articulação de processos cognitivos, linguísticos, criativos, dialógicos, além de outros tantos. Assim, contribui positivamente para a construção da profissionalidade dos professores ao colocar esses sujeitos no lugar do ator que autogerencia sua própria formação. Este último aspecto é importante quando se considera o complexo panorama de desvalorização social em que a profissão docente se encontra.

Público Alvo: Professores da educação básica interessados em discutir questões do fazer docente cotidiano que possam ser analisadas pelo olhar da psicologia educacional.

Dinâmica do trabalho: 

Periodicidade dos encontros: Seguiremos o cronograma do programa.

Para conhecer as publicações da coordenadora do grupo acesse a página do currículo lattes através do link:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138872H6

Registro do Grupo GPE-FEMIC no CNPQ:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8043648085561866

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