Programa de Formação Continuada de Professores: A Prática Docente em Foco
Grupos de Pesquisa e Estudos > Projeto PRADAS
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Práticas Docente com Alunos Surdos.

Projeto:
A práticas docente com alunos Surdos sob o foco da perspectiva sociocultural.
Coordenação:
Profa. Dra. Silvana Zajac
Contato:
pradas@gefop.pro.br
Apresentação:  O projeto traz a proposta de discutir questões e refletir sobre as práticas do professor no que tange a educação de Surdos. Tais discussões podem permear os contextos: linguístico, político e social da educação básica brasileira, a fim de compreender as ações, conteúdos, estratégias, avaliação e demais elementos que compõem o fazer pedagógico ou que neles esteja inserido.

Por meio de uma proposta metodológica, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, propõe-se construir ações pedagógicas junto aos professores da escola básica que trabalham com alunos Surdos.

A orientação metodológica a ser sugerida será baseada na discussão desenvolvida por Saviani (1984), na qual o autor sugere uma sequência de trabalho composta de cinco passos que se articulam. Esses "passos", sem serem encarados como fórmula ou orientação rígida, podem fornecer um importante subsídio para uma direção do processo pedagógico na perspectiva do desenvolvimento pleno de alunos e educadores. Essa sequência tem servido de referência tanto para a elaboração de propostas para o ensino dos conteúdos escolares, quanto para a orientação do trabalho formativo com os professores, de modo que eles vivenciam nesse trabalho um processo análogo ao que poderão realizar com seus alunos. Os passos sugeridos pelo autor são: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.

Público Alvo: Professores que trabalham com alunos surdos.

Dinâmica do trabalho: 

Periodicidade dos encontros: Seguiremos o cronograma do programa.

Para conhecer as publicações da coordenadora do grupo acesse o link:
https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13522/1/Silvana%20Zajac.pdf

Voltar para grupos