Programa de Formação Continuada de Professores: A Prática Docente em Foco
Grupos de Pesquisa e Estudos > Projeto GEPSIE
Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Interdisciplinaridade na Educação

Projeto:
A sala de aula como lugar de experiências interdisciplinares.
Orientadores:
Denilson Cordeiro Soares
Joaci Pereira Furtado (professor colaborador externo)
Contato:
gepsie@gefop.pro.br
Apresentação:  Hoje bastante esvaziada (de sentido, embora não tanto de gente), a sala de aula pode ser reinventada como lugar de criação, expansão da subjetividade, conhecimento, intercâmbio, estímulo, descoberta. Para isso, o papel do professor como mediador é absolutamente central. Mas como ser mediador do conhecimento, abandonando a velha postura do docente como mero transmissor de informação? Uma das maneiras de se capacitar para essa sofisticada tarefa é justamente dialogar com outras disciplinas, (re)aprender a somar o conhecimento e a perspectivas de outros campos do saber que não aquele em que o professor é especializado – o que, para usar um termo mais específico, significa “interdisciplinaridade”, para esclarecer o que pretendemos promover com este projeto. Claro que, para chegar a ela, precisaremos entender seus fundamentos, suas bases, seus conceitos e sobretudo a realidade de cada professor que queira se aprofundar nesse jeito de ensinar e refletir sobre a própria maneira como ensina. Acreditamos que um bom ponto de partida é refletir sobre o uso de imagens na sala de aula.

Público Alvo: Professores de história e literatura.

Dinâmica do trabalho: 

Periodicidade dos encontros: Seguiremos o cronograma do programa.

Voltar para grupos